sábado, 6 de junho de 2009

Primeira Semana do Mês de Junho

RELATÓRIO

PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA



CEU LAJEADO
ARTE-EDUCADORA: FLAVIA DE LIMA SODRÉ
MÊS: JUNHO/2009



Na primeira semana do mês de junho continuamos com divulgação, inscrições, formação de turmas, aulas com turmas já formadas e reunião.

No dia 01/06/09, fui a SME, em horário combinado com Edmara, na sala 112, para a entrega dos documentos (mês de maio) dos arte-educadores.

No dia 02/06/09, fizemos os preparativos para divulgação, criando cartazes, panfletos e fizemos algumas inscrições.

No dia 03/06/09, no período da manhã continuamos com os preparativos para divulgação e inscrições.

No período da tarde Luiza e eu realizamos uma atividade maravilhosa interagindo música e artes visuais. Falamos sobre “O Som” – A importância de percebermos os diversos sons existentes na natureza e a nossa volta.

Iniciamos com exercícios de relaxamento em uma lona ao som ambiente de Vivaldi (As Quatro Estações), em seguida, propusemos que, deitados na lona, de olhos fechados escutassem minuciosamente a música e que imaginassem um lugar tranqüilo e agradável (praia, cachoeira, mata, campo florido, etc) e criassem em suas mentes uma linda história que fizesse sentido com a música que estavam ouvindo.

Demos um tempo e pedimos para que fossem para mesa e desenhassem o que imaginaram, mas alguns alunos propuseram em montar cabanas com a lona e cadeiras, e desenhar dentro das cabanas montadas como uma brincadeira de criança. Então tivemos alunos utilizando mesas e outros, cabanas. Tudo ao som de Vivaldi. Dei uma prévia explicação sobre Vivaldi e ‘As Quatro Estações’, então iniciaram a atividade do desenho. Tudo foi muito agradável para todos e surgiram criações maravilhosas! (imagens de borboletas, flores, cachoeiras, mar, colcheias: figura musical, sol, árvores, etc.).

Depois, fomos explorar os espaços abertos do CEU e sugerimos que fizessem uma pesquisa de diversos sons que encontrassem pelo caminho e fizessem anotações em seus cadernos dos sons que conseguiam perceber. Foi incrível! Puderam escutar o som do vento, das folhas das plantas, das batidas das asas dos pombos, um escutava a batida do coração do outro, abriram uma torneira externa para perceber o som da água caindo, etc.

Voltamos para nossa sala e na mesa, debatemos sobre tudo que aprendemos, trocando experiências e revelando nossas descobertas durante a pesquisa. O dia foi muito produtível e todos nós saímos satisfeitos e realizados.

No dia 04/06/09, No período da manhã, fizemos mais preparativos para divulgação e inscrição. No período da tarde, Ana Rúbia e eu divulgamos o PIA a alguns adolescentes que estavam no campeonato de xadrez no CEU e saímos a vários lugares na comuidade de Guaianases para divulgarmos o PIA. Pregamos cartazes e panfletos na EMEF João de Lima Paiva, na Igreja Católica do centro de Guaianases, por trabalhar com crianças e jovens, no Colégio Mundo Atual, na EMEF Pedro Taques, na ET (Escola Técnica – Jd. Soares) e na E. E. Ernestina Del Buono Trama.

No dia 05/06/09, no período da manhã, Houve reunião. Discutimos tópicos como: divulgação, inscrição de alunos, material necessário, patrocínio, planejamento semanal e Relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário